segunda-feira, março 16, 2009

ATLANTIS, de David Gibbins

Misturando ficção com dados históricos reais, ATLANTIS é um thriller diferente, no qual tudo poderia ser verdade.

Fascinado durante séculos pelo mito da Atlântida, o homem nunca parou de procurar pela ilha fabulosa, um lugar mais avançado que qualquer outro, cujo povo vivia em harmonia e grande fartura. A sociedade perfeita que repentinamente afundou entre as ondas nos primórdios da história, não deixando nenhum rastro sobre o seu paradeiro e protegendo seus grandes segredos dentro das próprias paredes.

Um dia, no entanto, o arqueólogo marinho Jack Howard teve sorte. Enquanto mergulhava em busca de um naufrágio do tempo de Homero, no Mediterrâneo, sua equipe descobriu o que poderia ser a chave para localização da cidade perdida. Armado com a experiência que tinha feito dele um dos mais renomados profissionais, Jack saiu em busca daquilo que outros haviam tentado encontrar durante milhares de anos.

E ele está prestes a fazer uma descoberta assombrosa - que iria apaziguar os demônios que o perseguiam. Mas alguém mais ficou sabendo da localização da Atlântida... e Jack e sua equipe são repentinamente envolvidos em um jogo de vida ou morte cujas conseqüências podem destruir muitas vidas. Porque aquilo que Jack descobre está além de seus sonhos mais fantasiosos - e a revelação será obtida a um preço terrível.

Livro: ATLANTIS
Autor: DAVID GIBBINS
Editora: Planeta
1ª Edição (2006)
Páginas: 440
ISBN: 9788576651413


Comentários de alguns dos Ts&Ts sobre ATLANTIS:

Bentinha Escobar: Teve um blog chamado Libru Lumen que elegeu Atlantis o pior livro lido em 2007. Pois eu o elegi o pior livro lido em 2008. Por mim, ele nem apareceria aqui no Textos & Thrillers, porque pode funcionar como propaganda. E quanto menos publicidade essa porcaria tiver, melhor. Então prefiro não comentar.

Eça de Assis: Atlantis é um thriller muito chato. Arrastado, confuso e extremamente inverossímil. O protagonista, Jack Howard, é a soma de todos os piores clichês, além de não ter carisma nenhum. O mito de Atlântida, que rendeu grandes romances contemporâneos como A queda de Atlântida, Morte na Atlântida, Morte no colégio, e Atlântida - o oitavo continente, foi muito mal explorado. Não empolga, não entretê, não informa. Mas pode servir de sonífero. Bola fora da Planeta.

Beta Langdon: Comecei a ler Atlantis com interesse. A capa é chamativa, o tema interessante e tudo fazia crer que se tratava de um thriller poderoso. Mas já no segundo capítulo, meu interesse murchou e no quarto eu não queria mais prosseguir com a leitura, de tão chata. Por que David Gibbins não escreveu um tratado sobre pesquisas arqueológicas e geológicas? Teria sido muito mais honesto da parte dele e os pobres leitores crédulos como eu, seriam poupados do constrangimento de ler um romance tão, mas tão ruinzinho.

H. Ester: Comparar David Gibbins com Dan Brown como está na contracapa do livro é um absurdo. Gibbins não poussui nem uma migalha do talento do autor de O código Da Vinci, não sabe contar uma história, não consegue prender a atenção do leitor, enche o livro com informações técnicas e científicas complicadas e sem nenhuma função na trama, os personagens são previsíveis, sem graça, sem charme... Nada nesse livro se salva. Nem sei se Atlantis pode ser chamado de "thriller", porque o suspense é quase nenhum. E o pior é que a Editora Planeta ainda teve a coragem de publicar um outro romance de Gibbins, que me disseram ser ainda pior do que Atlantis, porque nem o tema é atraente. Nunca mais lerei um livro desse autor.

Compre ATLANTIS no Submarino, clicando AQUI
Compre ATLANTIS na Livraria Cultura, clicando AQUI