segunda-feira, setembro 15, 2008

CONTROLE TOTAL, de David Baldacci

Em CONTROLE TOTAL, nada é óbvio, nada é previsível. David Baldacci criou um livro perfeito para os fãs de um bom romance de suspense.

A jovem advogada Sidney Archer vivia uma vida de sonhos ao lado de seu marido, Jason, alto executivo de uma grande empresa líder mundial em tecnologia, e de sua filha. Até que um acidente aéreo envolvendo Jason lança Sydney num turbulento redemoinho, onde verdades e mentiras se misturam. Uma história cheia de manobras, traições, intrigas e segredos, que traz de volta o escritor David Baldacci, confirmando seu talento em doses crescentes de suspense.

Ao saber do acidente, Sidney descobre que o marido não estava no avião, que tinha em sua lista de passageiros o presidente do Tesouro americano — um dos homens mais importantes dos Estados Unidos. Jason possivelmente estaria vendendo segredos industriais para um competidor. O FBI entra na investigação e tenta descobrir se há ligações entre o espião e a sabotagem aérea. A partir deste momento, Sidney passa a ser vista como suspeita e começam as perseguições. A ação é rápida, cada cena leva a outra mais intrigante.

Livro: CONTROLE TOTAL
Autor: DAVID BALDACCI
Editora: Rocco
1ª Edição (1998)
Páginas: 560
ISBN: 9788532508621


Comentários de alguns dos Ts&Ts sobre CONTROLE TOTAL:

Macabéio: A cena do acidente de avião vista de dentro foi de tirar o fôlego. David Baldacci descreveu com minúcia e na medida certa o pânico dos passageiros e o caos que se instala dentro de uma aeronave durante uma queda. Só um escritor muito talentoso para fazer isso, já que ele não viveu a situação para reproduzi-la na ficção com tanta carga de veracidade. Só por essa cena, Baldacci ganhou meu respeito. Mas fiquei uns bons três anos com um frio no estômago na hora de voar. Sempre que o avião decolava, só pensava nesse livro.

Augusta Tietê: Adoro os primeiros thrillers do David Baldacci, principalmente este Controle total. Baldacci soube armar muito bem uma história envolvendo espionagem empresarial, conflitos familiares e muita tensão, tudo bem encaixado na realidade. Nada no livro soa inverossímil, começando pelo casal de protagonistas, Sidney (é uma mulher, viu, gente?) e Jason. Baldacci faz com que a gente sofra junto com ela quando o marido some e ficamos à mercê da sua sorte durante todo o resto do livro. Ela é a grande heroína.

Eça de Assis: Jason Archer é um homem de moral dúbia, mas isso não lhe tira o brilho como um dos protagonistas de Controle total. Até acredito que lhe dê um aspecto ainda mais humano. Ele é imperfeito como qualquer um de nós. Mas o personagem que me agradou mesmo foi o agente Sawyer, com sua ética, seus conflitos internos e sua firmeza. O bom neste livro é que nenhum personagem é totalmente esquemático e isso ajuda muito no bom andamento da trama.

Paty Faria: Um thriller de primeiríssima. O autor mostra com uma intimidade incrível como funciona o mundo das empresas de alta tecnologia e do agressivo mundo corporativo que as cerca. O livro foi escrito no fim dos anos 90 e a tecnologia mudou demais de lá para cá, mas ainda hoje um leigo que não trabalhe no CERN ou no Vale do Silício vai se impressionar com os detalhes de informática narrados por David Baldacci. Mas a melhor cena do livro é a fuga simples, porém espetacular de Jason Archer logo no começo, no aeroporto de Washington. E a narração do desatre aéreo é também de arrepiar, embora não seja lá muito agradável de ler, ainda mais para quem viaja muito de avião em tempos de caos aéreo.

Compre CONTROLE TOTAL no Submarino, clicando AQUI
Compre CONTROLE TOTAL na Livraria Cultura, clicando AQUI