segunda-feira, maio 04, 2009

O ÚLTIMO TEMPLÁRIO, de Raymond Khoury

Em seu romance de estréia, Raymond Khoury, consagrado roteirista de cinema e televisão, narra de forma ágil e inquietante uma busca a segredos que poderão abalar os pilares do cristianismo.

Durante o ataque muçulmano, em 1291, à antiga cidade de Acre, no Reino Latino de Jerusalém, a galé Templo do Falcão zarpa, levando um pequeno grupo de cavaleiros, entre eles o jovem templário Martin de Carmaux, seu mestre, Aimard de Villiers, e um misterioso baú a eles confiado pelo grão-mestre da Ordem dos Templários momentos antes de sua morte. O barco desaparece sem deixar rastro.

Sete séculos depois, na cidade de Nova York, quatro homens vestidos de templários e montados a cavalo irrompem na festa de abertura de uma exposição de relíquias do Vaticano no museu Metropolitan, espalhando pânico e roubando os objetos expostos. A arqueóloga Tess Chaykin, uma das convidadas da festa, testemunha quando um dos cavaleiros, que parece liderar o grupo, se atem, como num ritual solene, a um único objeto: um misterioso decodificador medieval.

Após o incidente, o FBI instaura uma investigação sobre o caso liderada pelo especialista em anti-terrorismo Sean Reilly. Juntos, Reilly e Tess se envolvem em uma corrida mortal por três continentes em busca do local de descanso do Templo do Falcão e da perturbadora verdade sobre a sua carga.

Livro: O ÚLTIMO TEMPLÁRIO
Autor: RAYMOND KHOURY
Editora: Ediouro
1ª Edição (2006)
Páginas: 476
ISBN: 9788500018459


Comentários de alguns dos Ts&Ts sobre O ÚLTIMO TEMPLÁRIO:

Bentinha Escobar: O Último Templário é um entre vários livros que pegaram carona no sucesso de O Código da Vinci. Como todos os outros, não conseguiu nem chegar perto do best-seller de Dan Brown. O livro é mal escrito, tem um encaminhamento decepcionante e fracassa ao tentar aprofundar algumas idéias de forma inoportuna, coisa que não cai muito bem num thriller. Acho que o fato de o autor ser roteirista de cinema atrapalhou bastante o desenvolvimento da trama. Pois o livro lembra mais um roteiro do que um texto literário. Não emociona, nem cria suspense. Não recomendo.

London Hilton: Um thriller cinematográfico, eletrizante e cheio de adrenalina a cada página. Não consegui desgrudar de O Último Templário até o final. Ao misturar história com os tempos atuais, o autor criou um livro fascinante e de ritmo acelerado. Os protagonistas, Tess Chaykin e Sean Reilly são bem construídos, carismáticos e cativantes. E as reflexões sobre fé e religião apresentadas pelo autor cabem bem a todos nós hoje em dia. De todos os thrillers religiosos que apareceram depois de O Código da Vinci, este O Último Templário, junto com Labirinto, de Kate Mosse, é um dos melhores.

Augusta Tietê: Esse livro de estréia do roteirista Raymond Khoury começa muito bem. O prólogo narra com emoção a tomada da cidade de Acre, em 1291, pelos muçulmanos e a expulsão dos cruzados e Cavaleiros Templários da Terra Santa. E nos primeiros capítulos se dá o grande momento do livro, com a invasão dos homens a cavalo à exposição no Museu Metropolitan de Nova York (como é que eles conseguiriam isso na vida real, hein?). Depois, o livro vai perdendo força gradualmente até naufragar num final ridículo, que não justifica toda a trama construída atrás. Nas mãos de um autor mais hábil, o livro poderia ficar melhor, pois tem um argumento forte. Mas como é o primeiro trabalho de Raymond Khoury, acho que podemos dar um desconto pra ele.

Compre O ÚLTIMO TEMPLÁRIO no Submarino, clicando AQUI
Compre O ÚLTIMO TEMPLÁRIO na Livraria Saraiva, clicando AQUI