segunda-feira, outubro 06, 2008

O PODEROSO CHEFÃO, de Mario Puzo

O submundo da Máfia e o talento literário de Mario Puzo ganharam notoriedade com a publicação de O PODEROSO CHEFÃO. Nele, Puzo nos brinda com um dos personagens mais célebres da literatura: o mafioso Don Corleone.

MÁFIA 1900: uma pequena irmandade secreta na Sicília. MÁFIA 1950: uma sociedade em famílias, com o controle total do crime organizado nos Estados Unidos. Entre o começo e o fim, um longo rastro de sangue. Um homem participou de tudo, viu crescer esse império de crime e violência, tornando-se seu capo dei capi, o mandante da morte. Seu nome: Don Vito Corleone.

Publicado em 1969, O PODEROSO CHEFÃO é a mais perfeita reconstituição da Cosa Nostra, a Máfia americana, e do mundo alucinante criado por cinco famílias de mafiosi em guerra em Nova York, sendo a mais influente a chefiada por Don Vito Corleone. Apesar de implacável, Don Vito é, essencialmente, um homem justo. Padrinho benevolente, ele nada recusa aos seus afilhados: conselhos, dinheiro, vingança e até mesmo a morte de alguém. Em troca, o poderoso chefão pede apenas o respeito e a amizade de seus protegidos.

Mas ninguém pode vencer as trapaças da idade. Quando seus inimigos atacarem juntos e tudo o que a família Corleone significa estiver por um fio, o velho Corleone terá de escolher, entre seus filhos, um sucessor à altura para manter o nome e o poder da família num mundo cada vez mais violento de intrigas, traições e decisões cruéis.

Livro: O PODEROSO CHEFÃO
Autor: MARIO PUZO
Editora: Edições BestBolso (Grupo Record)
1ª Edição (2007)
Páginas: 658
ISBN: 9788577990191


Comentários de alguns dos Ts&Ts sobre O PODEROSO CHEFÃO:

Gisele Letras: O poderoso chefão, o livro, é um dos maiores clássicos da ficção popular e Don Corleone um dos personagens mais maravilhosos que eu já vi numa obra literária. A complexidade desse personagem, por um lado bondoso e generoso e por outro um líder mafioso prepotente e implacável, é emocionante. Mario Puzo estava inspiradíssimo quando criou Don Corleone. Só por causa dele, Puzo já ganhou seu lugar na posteridade.

Martina Memory: Confesso que o que mais me fascina na série de O poderoso chefão, é a ênfase que Mario Puzo dá na instituição "família", que para mim é a coisa mais sagrada que existe. Apesar de ser um gângster, um assassino, que corrompe as pessoas com a sua generosidade e o seu paternalismo, Don Corleone ama a sua família, ama seus filhos, promove uma festança de casamento para a filha... Que mulher não queria ter um pai como Vito Corleone nesse momento da vida? A adaptação para o cinema também é o máximo. A escolha de Marlon Brando para o papel de Vito e de Al Pacino para o de Michael não poderia ser mais acertada. Puzo e Francis Ford Coppola são a prova de que o sangue italiano fez bem aos Estados Unidos.

Paty Faria: Já perdi a conta das vezes que reli esse livro e que revi a trilogia no vídeo. Devo ter sido uma das primeiras pessoas a comprar a caixa de DVDs com os três filmes quando eles saíram. Custou uma nota, mas valeu a peníssima. A trama desse primeiro livro é de comover o coração de qualquer um. A ligação que Vito Corleone tem com seus filhos e seus afilhados é muito linda. É uma relação de lealdade que não se vê muito hoje em dia, nesse mundo meio cínico onde a gente vive. Ainda bem que existe a literatura para preencher um pouco a vida da gente com coisas boas. Se não fosse a arte, a humanidade já teria se destruído.

Augusta Tietê: Noves fora a trama, que é fantástica e o protagonista, que é um espetáculo, o que eu gosto mesmo em O poderoso chefão é que o livro mostra como funciona o mundo da corrupção e do crime e ajuda a explicar muito do que acontece aqui no Brasil, com a polícia e a política. Don Corleone poderia ser comparado a um desses políticos coronelistas, que apadrinham aliados e lhes cobram lealdade. No final, estão todos com o rabo preso com o "padrinho" e quando estoura um escândalo político e um desses "poderosões" é acusado, ele leva um bando de gente pra lama com ele e depois acaba impune porque os que o absolveram também têm o rabo preso, nem que seja com outros "padrinhos". E a polícia de Nova York que leva dinheiro dos bookmakers... Bem, isso nem precisa comentar. O mundo do crime só sobrevive porque a polícia faz parte dele.

Compre O PODEROSO CHEFÃO na Livraria Cultura, clicando AQUI
Compre O PODEROSO CHEFÃO no Submarino, clicando AQUI

Nota de Flavia Andrade: Quando falamos em Don Vito Corleone, logo vem a imagem de Marlon Brando e sua interpretação antológica do líder mafioso criado por Mario Puzo. A versão cinematográfica da trilogia de O poderoso chefão, dirigida por Francis Ford Coppola é uma das obras-primas do cinema americano de todos os tempos e consagrou mundialmente Don Corleone como um dos personagens mais apaixonantes da ficção moderna, por sua complexidade e suas contradições.

Mais de três décadas após ganharem o Oscar de Melhor Filme, os clássicos O poderoso chefão Parte I e O poderoso chefão: Parte II já podem ser novamente apreciados pelo público como foram originalmente idealizados, graças a uma meticulosa restauração da Paramount Pictures, supervisionada pelo próprio Francis Ford Coppola. Em 21 de julho de 2008, os dois filmes totalmente restaurados estrearam em DVD, junto com uma nova remasterização de O poderoso chefão: Parte III, na coleção O poderoso chefão: the Coppola restoration. As informações são da Livraria Saraiva, onde a trilogia está à venda. Para adquiri-la, é só clicar AQUI