segunda-feira, março 23, 2009

SOBRE MENINOS E LOBOS, de Dennis Lehane

Em SOBRE MENINOS E LOBOS, dor e violência arrastam o leitor numa trama em que as perspectivas de vida e de realização não ultrapassam os sufocantes limites de dois bairros historicamente construídos em torno do crime.

O carro marrom, quadrado e comprido, do tipo usado pelos detetives de polícia, encostou perto dos três meninos que ensaiavam uma briga de rua na violenta periferia de Boston. Aturdidos com a inesperada abordagem, Sean e Jimmy viram o amigo Dave ser levado por dois homens que, ao que tudo indicava, perteciam ao corpo da polícia. No entanto uma brusca mudança na atmosfera daquela manhã - subitamente mais sombria - os advertiu de que havia algo errado: uma simples disputa entre três garotos de onze anos não era caso para uma interveção desse tipo.

Vinte e cinco anos mais tarde, Sean, agora policial da Divisão de Homicídios, é escalado para cuidar do assassinato da bela filha de Jimmy. Distantes desde a época do seqüestro de Dave, os três companheiros voltam então a se encontrar e, espelhados nas águas correntes do rio Mystic, tentarão se livrar definitivamente do que ficou tanto tempo à margem.

Livro: SOBRE MENINOS E LOBOS
Autor: DENNIS LEHANE
Editora: Companhia das Letras
1ª Edição (2002)
Páginas: 552
ISBN: 9788535903058


Comentários de alguns dos Ts&Ts sobre SOBRE MENINOS E LOBOS:

Gisele Letras: Sobre meninos e lobos é apresentado como um romance policial. Mas sempre o achei muito mais um thriller. É verdade que grande parte da trama gira em torno de um assassinato e é verdade, também, que um dos protagonistas é um policial. Mas como todos os personagens estão muito diretamente ligados aos dilemas dramáticos da história, a narrativa foge um pouco ao modelo do romance policial clássico, incluindo alguns dos outros livros do próprio Dennis Lehane.

Augusta Tietê: A história é boa, mas não me empolgou do jeito que eu achava que ia empolgar. Gostei mais do filme. Lehane pesa a mão em alguns momentos e tem páginas e mais páginas do livro que cansam com tantas descrições. Cheguei a ter vontade de pular algumas, mas resisti. Não é um livro agradável do tipo "a justiça será feita, tudo será resolvido e tudo, no fim, dá certo". Todos os três protagonistas vivem seus dramas de forma intensa e o leitor sente como se estivesse acontecendo com ele.

Léo Bloom: Melhor livro de Dennis Lehane, o que ele vai mais fundo na psiquê dos protagonistas. O cara tem que saber escrever para conseguir fazer o que ele fez. Misturar uma trama de mistério com conflitos psicológicos de três personagens e se sair bem é uma proeza e Lehane conseguiu. A primeira parte, em 1975, quando Dave é levado pelo carro marrom é assustadora. Jimmy é um personagem ambíguo do qual eu gostei, apesar de tudo. É humano, mas com acessos violentos de desumanidade. Um homem capaz de amar a filha e sofrer que nem um cão com a morte dela e, ao mesmo tempo, cometer uma injustiça brutal sem se mostrar arrependido.

London Hilton: O livro é bom, os dramas dos três personagens principais são bem explorados, mas fiquei um pouco decepcionada com a parte da investigação em si. Me pareceu que o assassinato de Katie Marcus, filha de Jimmy, não passou de um pretexto para fazer os três amigos de infância se reencontrarem e relembrarem a ferida de 25 anos atrás, quando Dave foi seqüestrado por dois maníacos. Sim, porque a solução do crime foi ridícula. Nem vou comentar aqui, mas quem leu sabe. Para quem gosta de thrillers, Sobre meninos e lobos pode decepcionar. Já quem espera ler um romance de mistério com elementos diferenciados e algum aprofundamento existencial, o livro funciona bem.

Compre SOBRE MENINOS E LOBOS na Livraria Saraiva, clicando AQUI
Compre SOBRE MENINOS E LOBOS na Livraria Cultura, clicando AQUI

Nota de Flavia Andrade: Sobre meninos e lobos foi lançado no cinema em 2003, com direção de Clint Eastwood. No elenco, Sean Penn (Jimmy), Kevin Bacon (Sean) e Tim Robbins (Dave), entre outros. O filme fez grande sucesso e recebeu seis indicações para o Oscar, em 2004: melhor ator (Sean Penn), melhor ator coadjuvante (Tim Robbins), melhor atriz coadjuvante (Marcia Gay Harden), melhor roteiro adaptado, melhor direção e melhor filme. Faturou os dois primeiros. Sobre meninos e lobos está disponível em DVD e, para adquiri-lo no Submarino, é só clicar AQUI.