segunda-feira, agosto 18, 2008

A IDENTIDADE BOURNE, de Robert Ludlum

Neste que é, talvez, o seu mais profundo e bem resolvido romance, Robert Ludlum criou um homem em conflito com forças para além da sua compreensão.

Quem lê as primeiras páginas de A IDENTIDADE BOURNE não tem como resistir à trama costurada por Robert Ludlum, o mestre dos romances de espionagem. O autor prende o leitor desde as primeiras linhas pela tensão máxima, em seqüências de ação cheias de perigo e velocidade. Depois de ser encontrado quase sem vida na costa francesa, um homem com amnésia busca descobrir quem ele é. Ele não se lembra nem mesmo de seu nome, mas, com a ajuda de um médico bêbado e solitário, começa a desvendar o mistério de seu passado.

As pistas vão surgindo em conta-gotas, mas cada uma delas, em vez de apontar numa direção, abre novos e amplos leques de possibilidades. Seria Bourne um frio assassino internacional, rival de Carlos, o Chacal, e correndo risco de morte?

Como um grande quebra-cabeça, o homem sem nome luta para descobrir sua identidade. Para seu próprio espanto, ele descobre que é um mestre nas artes marciais, fala diferentes línguas e é capaz de roubar e de matar se for preciso. Para encontrar a verdade, viaja por Marselha, Zurique, Washington e Paris, sempre cercado de crimes misteriosos e brutais.

Livro: A IDENTIDADE BOURNE
Autor: ROBERT LUDLUM
Editora: Rocco
1ª Edição (2000)
Páginas: 510
ISBN: 9788532511072


Comentários de alguns dos Ts&Ts sobre A IDENTIDADE BOURNE:

H. Ester: O livro é fantástico. Dá pra sentir a agonia do personagem sem memória, fugindo de inimigos que ele não sabe quais são. O ruim foi assistir Matt Damon fazendo o papel do Bourne no filme. Nada a ver...

Martina Memory: Tenso e eletrizante. Um verdadeiro thriller. Robert Ludlum num dos seus momentos de melhor forma.

Beta Langdon: Gostei muito, de verdade. Mas a narrativa poderia ser um pouco mais enxuta e menos confusa. Tem horas que a gente se perde. E a velocidade do livro não dá muita brecha para a gente voltar umas páginas e ler de novo porque o que se quer é ir para frente sempre.

Eça de Assis: As cenas em Paris, para mim, foram as melhores. Achei genial o lance da boutique no Faubourg Saint-Honoré. Quem poderia suspeitar?

Compre A IDENTIDADE BOURNE na Livraria Cultura, clicando AQUI
Compre A IDENTIDADE BOURNE no Submarino, clicando AQUI

Nota de Flavia Andrade: A IDENTIDADE BOURNE foi lançado duas vezes no cinema. Na primeira, em 1988, Jason Bourne foi vivido por Richard Chamberlain, e na segunda, em 2002, por Matt Damon. Os DVDs de ambos os filmes estão disponíveis na Livraria Saraiva, e podem ser encontrados respectivamente AQUI e AQUI