segunda-feira, setembro 22, 2008

UM ASSASSINO ENTRE NÓS, de Ruth Rendell

Em um dos seus mais célebres romances, Ruth Rendell subverte todas as regras do gênero policial, prende o leitor do início ao fim e mostra por que é um dos grandes nomes da literatura de suspense e mistério da atualidade.

No interior da Inglaterra, na cidadezinha de Greeving, vive a respeitável e socialmente privilegiada família Coverdale: o casal George e Jacqueline, a estudante universitária Melinda e o adolescente Giles. Nada sugere que algo possa vir a macular sua existência, harmônica e feliz. Porém, George é tão apaixonado pela esposa que não suporta vê-la fazer sozinha todo o trabalho de casa. Assim, Eunice Parchman – uma total estranha – entra na vida dos Coverdales como empregada doméstica. Ela é soturna, esquisista, por vezes até mesmo indelicada. Mas ningém diria que ela seria capaz de fazer o que fez.

Com mais de 60 títulos publicados, milhões de livros vendidos em todo o mundo e dezenas de adaptações realizadas para o cinema e a televisão, Ruth Rendell é considerada a sucessora de Agatha Christie como Rainha do Crime. Sua obra ficcional é dividida em três tipos principais: histórias policiais com Wexford, histórias de um suspense sombrio e os livros que começou a publicar na década de 1980 sob o pseudônimo de Barbara Vine.

Livro: UM ASSASSINO ENTRE NÓS
Autor: RUTH RENDELL
Editora: L&PM Pocket
1ª Edição (2007)
Páginas: 199
ISBN: 9788525416445


Comentários de alguns dos Ts&Ts sobre UM ASSASSINO ENTRE NÓS:

London Hilton: Esse é um livro assustador. Comecei a leitura num domingo depois do almoço e só consegui largar de madrugada. Esqueci até o jantar. A frieza de Eunice Parchman e seu passado condenável são coisas assombrosas. Ruth Rendell estava superinspirada quando escreveu esse livro.

Agente 1986: Eu fico me perguntando de onde Ruth Rendell tira as idéias para esses livros, porque Um assassino entre nós é um suspense fenomenal. Até hoje não li nada parecido com ele. Pode ser até que exista, mas não li. A indiferença de Eunice em relação a tudo, menos à televisão, e sua maneira de agir meio ríspida, meio gélida, chegou a me dar nos nervos.

Mrs. "M": Uma família unida e feliz que recebe em sua casa uma empregada misteriosa e sombria que traz consigo a desgraça. Um enredo que poderia sair totalmente banal, se não fosse o talento de Ruth Rendell para fazer do livro uma grande história de suspense. Sempre gostei dessa escritora e foi uma experiência incrível ler Um assassino entre nós. Uma narrativa de suspense e tensão diferente.

W@L: Ficou até parecendo que Ruth Rendell estava em campanha para desencorajar as pessoas a contratar empregadas domésticas. Ela retrata com perfeição e sem exageros a realidade de um vilarejo no interior da Inglaterra e o contraste entre o mundo aristocrático dos Coverdales e a vidinha tediosa da região. Eunice Parchman, "a cara de pergaminho de cabelo de gato malhado" é uma personagem repugnante, mas às vezes a gente se vê torcendo por ela, pelo menos na primeira parte do livro, como nas cenas em que ela fica na maior saia-justa por ser analfabeta, fato que esconde de todos. Aliás, mais do que ser analfabeta, Eunice se sente ameaçada pelas palavras impressas e da forma como isso é apresentado no livro, a história fica ainda mais lúgubre.

Compre UM ASSASSINO ENTRE NÓS na Livraria Saraiva, clicando AQUI
Compre UM ASSASSINO ENTRE NÓS na Livraria Cultura, clicando AQUI

Nota de Flavia Andrade: Ruth Rendell, considerada a nova rainha do crime, herdeira da coroa e do cetro de Agatha Christie, é uma das mais brilhantes escritoras policiais da atualidade. Recebeu vários prêmios, e o título de Baronesa Rendell of Babergh. Assim como a Mary Higgins Clark, citada aqui há duas semanas, Rendell se dedica muito mais à literatura policial. Se o Textos & Thrillers fosse um blog mais focado nos policiais, ela seria uma das presenças mais assíduas, com certeza. Mas fica aqui a nossa homenagem a ela e à sua obra, cujo reconhecimento é justo e merecido. Para quem não conhece os livros de Ruth Rendell, Um assassino entre nós é uma ótima sugestão de primeira leitura. E quem quiser conhecer mais o trabalho dela, pode consultar a Wikipedia clicando AQUI