segunda-feira, outubro 27, 2008

NÃO CONTE A NINGUÉM, de Harlan Coben

Em NÃO CONTE A NINGUÉM, Harlan Coben faz o leitor andar em uma corda bamba, onde um passo em falso ou uma palavra pode colocar tudo a perder.

David Beck e sua esposa Elizabeth comemoram o aniversário de seu primeiro beijo no tranqüilo lago Charmaine quando uma tragédia interrompe o clima de romance: Elizabeth é brutalmente assassinada. O caso acaba sendo resolvido e o assassino, condenado. No entanto, David não consegue superar a morte de Elizabeth. Depois de oito anos, ainda se lembra de todos os detalhes: o lago brilhante, o luar pálido, os gritos assustadores; a última noite em que a viu viva.

Mas é no dia do aniversário de morte de Elizabeth que a história realmente começa. Uma estranha mensagem aparece no computador de David, uma frase que somente ele e a esposa conhecem. De repente ele depara com o que parecia impossível - em algum lugar, de alguma maneira, Elizabeth está viva. Ele é advertido para que não conte a ninguém e envolve-se em um sombrio e mortal mistério, sem saber que já está sendo seguido por alguém que o tentará deter antes que descubra toda a verdade.

Livro: NÃO CONTE A NINGUÉM
Autor: HARLAN COBEN
Editora: ARX
2ª Edição (2006)
Páginas: 320
ISBN: 9788575812297


Comentários de alguns dos Ts&Ts sobre NÃO CONTE A NINGUÉM:

Martina Memory: Embora o final seja meio mirabolante e forçado (não me convenceu muito), o livro vale bastante a leitura. É muito bom, prende a atenção e deixa o leitor com a ansiedade e mil por hora em alguns momentos. Harlan Coben criou um thriller de mistério, sem perder o fio da meada (ele só se perde um pouquinho no final). Os personagens, tirando o Beck não são aprofundados, mas isso não é ruim, porque senão poderia prejudicar o ritmo da narrativa. E, além de tudo, a capa da segunda edição é linda.

Augusta Tietê: Um thriller fenomenal. Mesmo! Tudo na medida certa: sentimentos, mistério, suspense, ação, violência... Beck é emotivo sem ser piegas. O personagem Tyrese é muito bem construído, sem clichês, sem juízo de valor, sem discursos politicamente corretos, o autor não fazendo do personagem porta-voz de chavões sobre a marginalidade. Os fatos são narrados e os leitores concluem o que quiserem. Se fosse no Brasil, com certeza o escritor se sentiria na obrigação de cair na velha cantilena sociológica sobre cidade partida, favela X asfalto, essas coisas... Em Não conte a ninguém a gente percebe que nenhuma cena é desnecessária. Cada movimento, cada descrição tem uma função na trama, que é competente e bem realizada. Para mim, Harlan Coben é, hoje, um dos melhores autores de thrillers.

Paty Faria: Virei fã de Harlan Coben depois de ler esse livro maravilhoso. De uma idéia aparentemente simples (marido apaixonado que perde a mulher de forma misteriosa e trágica oito anos atrás) o escritor criou uma trama complexa e que não dá pra largar. O protagonista, o pediatra David Beck, com sua saudade da mulher, sua vida mecânica e a forma objetiva de enfrentar a mudança radical e repentina na sua vida, foi muito bem desenvolvido. Achei que o vilão Griffin Scope poderia ter aparecido mais, ser melhor explorado. Se tivesse sido, ele seria sério candidato a virar um dos grandes vilões dos thrillers contemporâneos. Para mim, essa foi a principal falha do livro. Assim como os capítulos finais, fraquinhos demais para explicar uma trama tão boa.

Eça de Assis: É interessante notar que Harlan Coben conseguiu em Não conte a ninguém alternar, com sucesso, capítulos na primeira e na terceira pessoas, coisa que muitos autores se enrolam feio. As cenas de David Beck são sempre narradas por ele, na primeira pessoa, sendo que nas que ele não tem voz, a narrativa é na terceira pessoa. Beck é um grande protagonista, por sinal. Assim como Tyrese é a grande revelação. Seu papel cresce no decorrer do livro e a ambigüidade extrema da sua personalidade o fazem uma das estrelas da trama. Griffin Scope, o antagonista, também é bem construído, mas, infelizmente, aparece muito pouco. Essas aparições, no entanto, são marcantes. No mais, Não conte a ninguém é um thriller de muita ação e com um clima de mistério sufocante, que deixa qualquer adorador de livros de suspense em estado de êxtase e com o coração querendo sair pela boca.

Compre NÃO CONTE A NINGUÉM na Livraria Cultura, clicando AQUI
Compre NÃO CONTE A NINGUÉM na Livraria Saraiva, clicando AQUI