segunda-feira, junho 23, 2008

O AFEGÃO, de Frederick Forsyth

Em 'O afegão', Forsyth adentra o universo do terrorismo internacional e perpassa por alguns conflitos recentes, como a Guerra do Golfo, a Guerra da Bósnia e o 11 de setembro.

Poderia um oficial britânico passar-se por um talibã? Frederick Forsyth leva os leitores amantes do suspense a uma história repleta de intriga e mistério. Em O AFEGÃO, os serviços de inteligência norte-americano e britânico descobrem que a Al-Qaeda está planejando um grande atentado. E, para impedir o ataque, as autoridades de segurança precisam saber quando, onde e como os terroristas vão agir. Numa tentativa de desvendar e parar a ação inimiga, as agências se unem para infiltrar o coronel britânico Mike Martin - um oficial veterano, nascido e criado no Iraque, com 25 anos de experiência em guerras, fisicamente parecido com os homens do Oriente Médio e fluente em árabe - na organização comandada por Osama Bin Laden. Martin foi escolhido para assumir o lugar do afegão Izmat Khan, alto oficial talibã e prisioneiro por cinco anos em Guantánamo. Para tanto, o britânico precisa, além de contar com a sorte, receber uma preparação excelente, porque, se falhar ainda que numa única palavra das preces diárias de um muçulmano, só Alá poderá ter piedade de sua alma.

Livro: O AFEGÃO
Autor: FREDERICK FORSYTH
Editora: Record
2ª Edição (2007)
Páginas: 384
ISBN: 9788501077400

Comentários de alguns dos Ts&Ts sobre O AFEGÃO:
Augusta Tietê: Um thriller fenomenal, que nos dá uma aula sobre terrorismo atual. O velho mestre Forsyth continua em forma.
Mrs. "M": As primeiras páginas são meio arrastadas, mas logo Forsyth se revela na sua melhor forma, numa trama envolvente e cheia de tensão. Amei.
Léo Bloom: Assim que o livro saiu, fui correndo comprar e li numa tacada só. Ótima trama, cheia de lances ousados e muita espionagem. Mike Martin retorna à ativa depois de se passar por árabe em O Punho de Deus, também do Forsyth e que se passa durante a crise do Iraque, depois da invasão ao Koweit no começo dos anos 90.
Paty Faria: Um ótimo contraponto para O Caçador de Pipas. Uma visão pragmática do terrorismo islâmico contada pelo mestre do thriller de espionagem, Frederick Forsyth. Para ler e reler.

Compre O AFEGÃO na Livraria Saraiva, clicando AQUI
Compre O AFEGÃO na Livraria Cultura, clicando AQUI